terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal e Prospero Ano Novo

Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.

É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.

Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.

Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.

Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.

Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.

Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!
[...]

500 Mil Acessos! Novidades vem ai no BauSketchUp

Quero, aproveitar a oportunidade, nesta data tão especial, que é o dia de Natal, anunciar que completamos 500 mil acessos no nosso blog em 2012, Também agradecer a todos que confiaram e sempre que puderam visitaram nosso blog.

O BauSketchUp surgiu em meados de 2010 a partir de conversas com colegas do curso de Arquitetura. Poucas noticias e dificuldades sobre o software no Brasil, foram um dos pilares que levou a construção desse blog.

O BauSketchUp tem orgulho de nunca ter compactuado assuntos relacionados a pirataria para alcançar esse número. Apesar das poucas postagens, sempre continuou ativo.


Aproveito, este post para anunciar algumas novidades no blog:

  • Em 2013 estaremos com um novo Template. Moderno e com interatividade a redes sociais, como o Facebook.
  • Uma série de tutoriais totalmente gratuitos;
  • Postagens mais regulares, sobre o mundo do SketchUp;


Como o blog sempre foi do grupo de colegas, a partir de hoje passará por um novo administrador, o Arq. Oséas Moraes.

Todo o sucesso desse blog, devemos a você, pela sua participação, colaboração e fidelidade dos nossos leitores. Um Feliz e Santo Natal a todos!

Att
Oséas Moraes
[...]

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SketchUp - Nova Logo

Desde que foi anunciada a aquisição do Sketchup pela Trimble todos ficaram esperando para saber o que viria pela frente em questão de novidades e desenvolvimento. A Trimble inicialmente não se manifestou – o que aumentou ainda mais nossas expectativas – mas agora resolveram nos apresentar algumas das novas características do SketchUp. Bom, primeiramente, será feito um anúncio no dia 29.08.2012 do novo logo do SketchUp. Após essa data, navegadores mais desatentos podem tomar um susto ao acessar o site do SketchUp, pois terá toda sua identidade visual modificada. No logo desenvolvido pela Trimble, como de se esperar, foram tiradas as cores do Google e acrescentado um novo símbolo. Repare que o símbolo foi propositadamente criado em perspectiva. (sim, o SketchUp continua sendo o SketchUp!) Por Paulo Wer Fonte: TotalCAD
[...]

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Google anuncia venda do SketchUp

O Google anunciou na última quinta-feira (26) um acordo para a venda da ferramenta de modelagem 3D SketchUp para a empresa californiana Trimble Navigation Ltd, criada em 1978 e especializada em programas de cartografia e guias.

“Com mais de 30 milhões ativações do SketchUp em apenas um ano, estamos muito orgulhosos de nossas realizações. Mas ainda há muito o que fazer e nós encontramos um caminho que vai beneficiar a todos, o nosso produto, nossa equipe e especialmente os nossos milhões de usuários”, publicou John Bacus, Gerente de Produto do Google SketchUp.

“É por isso que estou compartilhando hoje que a equipe e tecnologia do SketchUp estarão deixando o Google para se juntar a Trimble. Desta forma, seremos capazes de nos concentrarmos em nossos principais objetivos”.

A noticia foi divulgada vários sites, como Reuters, Portal Terra, e Folha.com.

Veja na integra a postagem divulgada por John Bacus no blog oficial do Google SketchUp:

"Em seu tempo no Google, o SketchUp se tornou uma das mais populares ferramentas de modelagem 3D do mundo. Com mais de 30 milhões de novos usuários apenas no ano passado, estamos muito orgulhosos de nossas realizações. Mas ainda há muito que queremos fazer, e nós encontramos um novo caminho, que vai beneficiar a todos, o nosso produto, nossa equipe e especialmente os nossos milhões de usuários.

É por isso que estou compartilhando hoje que a equipe do SketchUp e tecnologia estará deixando o Google para se juntar a Trimble. Vamos poder nos concentrar em nossas comunidades principais: modeladores que estiveram conosco desde o início, bem como novos usuários que ainda irão descobrir os nossos produtos. Designers, construtores e fabricantes tem sido o coração e a alma do SketchUp. Com o compromisso da Trimble para investir em nosso crescimento, nós vamos ser capazes de inovar e desenvolver novos recursos, melhores do que nunca.

Para todos presentes nas indústrias de engenharia, arquitetura e construção, o conhecimento e a experiência que a Trimble irá acrescentar ao SketchUp são óbvias. Juntamente com os nossos novos colegas da Trimble, pretendemos continuar a fazer as nossas ferramentas de forma divertida e inovadora.

Se você é uma das muitas, muitas pessoas que usam o SketchUp, estudantes, profissionais, freelancers, designers, construtores, tenha certeza que haverá um SketchUp para você também. Nossa missão sempre foi de fazer ferramentas de modelagem 3D que qualquer um possa usar. A versão gratuita do SketchUp é uma parte importante do nosso mundo também, e, no mínimo, vai continuar sendo oferecida a todos.

Graças ao Google, mais pessoas do que jamais imaginamos foram introduzidas para o SketchUp. Graças a Trimble, seremos capazes de continuar a fazer do SketchUp a ferramenta que nós e você, sempre esperou que se tornaria. Com um forte vento nas nossas costas e muito sol pela frente, esta viagem está ficando cada vez mais emocionante".

John Bacus, Gerente de Produto, SketchUp



Por Paulo Wer
Fonte: SketchUp Blog, Reuters, Portal Terra e Tudo Sobre Arquitetura.
[...]

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Texturas Grátis

Rendertextures.com é um site de texturas totalmente gratuito. O site foi criado por Matus Nedecky, que é estudante eslovaco de arquitetura e designer.

A biblioteca do site contém milhares de texturas grátis, que estão separadas em diversas categorias, como madeiras nobres, tecidos, gramas, pedras, telhas, etc.

Veja alguns exemplos de vários tipos de textura de madeira nas imagens abaixo.

O mais interessante, é que muitos dos arquivos já contêm o mapa de diffuse, bump e displacement junto com o arquivo, facilitando muito para quem trabalha com renderizadores, como o V-Ray.






Não é necessário fazer nem um tipo de cadastro no site para fazer o download dos arquivos.










Para fazer o download de texturas grátis, clique na imagem abaixo ou aqui. Você será redirecionado para a biblioteca de texturas grátis.










Matus também tem dois ótimos sites:
RenderSpirit.com – um blog de noticis 3D (em inglês);
FlyingArchitecture.com – um ótimo site de download grátis de modelos 3D para Rhinoceros (em inglês).


Parabéns e obrigado a Matus por compartilhar sua ótima biblioteca de texturas / texturas para SketchUp.

Se você tem alguma sugestão, dúvida, crítica ou quer nos fazer um elogio, por favor, nos envie um e-mail ou uma mensagem clicando aqui.

Por Oséas M.
.
.

[...]

quinta-feira, 31 de março de 2011

AutoCAD 2012

A Autodesk®, fabricante do AutoCAD, anunciou o lançamento da mais nova versão do AutoCAD, que chega a versão 2012. Como acontece em seus lançamentos, a empresa disponibiliza um link de download para avaliação e testes pelos usuários.

Para os interessados em conferir as novidades do software, é possível fazer o download gratuito do AutoCAD 2012 diretamente neste link. O período de testes do software é limitado somente por 30 dias.

Falando em novidades, a lista é bem extensa.

Veja alguns dos novos recursos do AutoCAD 2012:

Ferramentas de documentação de modelos
Poupe tempo, gerando automaticamente documentação inteligente para o software AutoCAD, Inventor, e outros modelos. Importe uma ampla variedade de outros formatos, inclusive SolidWorks, Rhino e NX. As vistas de desenhos, exibição de bordas e localização são instantaneamente atualizados quando é feita uma alteração na engenharia.

Autodesk Inventor Fusion
Acrescenta ao projeto conceitual em 3D as capacidades do AutoCAD e define um novo padrão para a modelagem 3D profissional fácil de usar. O software permite que você edite e valide com flexibilidade modelos de quase qualquer fonte, ajudando-o a vivenciar ainda mais os benefícios do 3D fácil de usar no formato nativo DWG.

UCS editável
O UCS foi atualizado a fim de permitir a manipulação direta. Selecione o ícone do UCS e use os grips multifuncionais para alterar o UCS. Mova com facilidade a origem, alinhe o UCS com objetos e gire-o em torno do eixo X, Y ou Z sem ter que acessar o comando do UCS.

Excluia objetos duplicados
Limpe seus desenhos, removendo geometria duplicada ou desnecessária. A ferramenta para exclusão de duplicados porporciona um maior desempenho — especialmente ao se trabalhar em desenhos com muitos objetos.

Estes são apenas alguns dos novos recursos do AutoCAD 2012. Para saber mais novidades e informações da nova versão, acesse a pagina oficial do AutoCAD no Brasil clicando aqui!

Por Paulo Wer
Fonte: Autodesk® AutoCAD

[...]

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Chaos Group anuncia aquisição da ASGVIS

A Chaos Group da cidade de Sofia, Bulgária - líder mundial no desenvolvimento de soluções de software para a indústria de computação gráfica - adquiriu o desenvolvedor de software ASGVIS, LLC.

A aquisição consolidou além da compra da empresa ASGVIS, sediada em Baltimore, EUA, como também nos direitos do V-Ray para Rhino e V-Ray para SketchUp.

A relação de trabalho com as duas empresas começou em 2005, quando ASGVIS adaptou o plug-in de renderização V-Ray, para trabalhar com o software de modelagem SketchUp e Rhinoceros. A ASGVIS tornou-se mundialmente conhecida com a adaptação do V-Ray, tecnologia de renderização de ponta desenvolvida pela Chaos Group. Além do desenvolvimento destes dois plug-ins, o estúdio também oferecia serviços de animação e renderização.

ASGVIS será oficialmente renomeada de Chaos Group USA. Segundo Peter Mitev, o Chaos Group continuará a operar a ASGVIS "como está", e irá gradualmente implantar as novas mudanças.

Detalhes sobre essas mudanças gerais serão comunicados pelo Chaos Group USA nos próximos meses.

Por Paulo Wer
Fonte: Chao Group
[...]

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

V-Ray for SketchUp – Versão 1.49.01 já está disponível

Enfim, após um ano do lançamento da nova versão do V-Ray for SketchUp 1.48.66, a ASGVIS lança novamente mais uma atualização de seu plug-in para o Google SketchUp 8.

O renderizador já tinha passado por atualizações anteriormente, conforme mostramos aqui em julho, porém a ASGVIS ainda não tinha lançado uma versão para o público que permitisse a renderização do plug-in dentro do SketchUp 8.

De acordo com a ASGVIS, além da correção de alguns problemas associado às versões anteriores, o plug-in conta com algumas novidades e mudanças nesta nova versão:

Correções:
- Fixed issue that caused a crash when using the Dimension Tool in SketchUp.
- Fixed issue where minimize / maximize box wouldn't show for vfb;
- Fixed issue where vfb would stop being resizable after opening up the framestamp panel;
- Made a modification to the way we handle computing the environment - this was to fix a problem that was introduced in the refraction layer in a recent update that made it not render complex geometry ( where there are lots of internal reflections ) properly;

Alterações:
- TexSky now uses values in the SunLight plugin, if one is specified. Additional controls have been added to the SunLight so you can have full control over the behavior of the sun and sky when a sun is specified.
- In the color mapping render options, if Linear Workflow is enabled, Correct LDR Textures and Correct RGB Colors will now be unchecked and disabled. If Linear Workflow is not enabled, you will be able to enable LDR Texture and RGB Color correction independently.
- Turned off render history until it is fully functional.

Para saber mais dessa versão, clique aqui.
Para fazer o download dessa versão clique aqui.
Veja as ultimas correções e alterações das versões anteriores aqui.

Por  Denis M.

[...]

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tutorial – Luzes no Kerkythea

Luca Picciau, membro do fórum do Kerkythea, criou um tutorial sobre iluminação básica no Kerkythea.

O Arquiteto e blogueiro Fernando Padão, traduziu o tutorial e disponibilizou em seu HD virtual. O tutorial pode ser baixado aqui:


Guia Luzes no Kerkythea. Download Aqui ou clique na imagem ao lado.






O guia contém dicas e truques uteis que ensinam a gerenciar luzes no Kerkythea, como luzes IES, Omni, Spot, e Projection (projeção).



























Agradecimentos:
Ao Luca pelo guia;
Ao Arqpadão pela tradução.


Por Paulo Wer.

[...]

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SketchUp 8 em nove idiomas diferentes

Após dois meses desde o lançamento do Google SketchUp 8, a Google anunciou o software em mais nove idiomas diferente, inclusive em português do Brasil (pt-BR).

Os idiomas disponíveis do SketchUp 8 (livre e Pro) são: Português do Brasil, Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, Alemão, Japonês, Coreano e Chinês tradicional.

Segundo Aidan Chopra, esse foi um novo recorde do produto.

Para finalizar, caso não tenha ainda instalado o SketchUp 8 em português, não se preocupe, você pode baixar a versão Pro ou Free, aqui:


Download SketchUp 8 PRO - Clique AquiSketchUp Pro 8 Download Aqui ou clique na imagem ao lado.






Download SketchUp 8 Free - Clique AquiSketchUp Free 8 Download Aqui ou clique na imagem ao lado.






Se você tem alguma sugestão, dúvida, crítica ou quer nos fazer um elogio, por favor, nos envie um e-mail ou uma mensagem clicando aqui.

Por Denis M.
[...]

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Toolbars - Construction

Neste segundo post sobre as Ferramentas do Google SketchUp, iremos abordar as ferramentas da Barra Construction (Construção).

Essas ferramentas auxiliam na construção, na identificação e na informação dos objetos. Elas também podem ser usadas para a criação de linhas auxiliares (linhas guias) que de certa forma facilitam e ajudam na precisão de alinhamento de medidas exatas além da utilização de inferências.

As ferramentas que iremos ver são:
  • Tape Measure (Fita Métrica)
  • Dimension (Dimensão)
  • 3D Text (Texto 3D)
  • Axes (Eixos)
  • Text (Texto)
  • Protractor (Transferidor)

Antes de começar algumas observações importantes:
- Todas as ferramentas abordadas a seguir, podem ser ativadas na barra de Ferramentas Construction (Construção), ou no menu Tools (Ferramentas);
- Nem todas as Ferramentas apresentam teclas de atalho e (ou) teclas modificadoras;
- A tecla ESC em todas as ferramentas cancela a operação;
- Este poste foi revisado para que você possa usar as ferramentas tranquilamente na nova versão do software, ou seja, no Google SketchUp 8. Caso não tenha ainda instalado o SketchUp 8, não se preocupe, você pode baixar a versão Pro ou Free, aqui:


Download SketchUp 8 PRO - Clique AquiSketchUp Pro 8 Download Aqui ou clique na imagem ao lado.






Download SketchUp 8 Free - Clique AquiSketchUp Free 8 Download Aqui ou clique na imagem ao lado.







Ferramenta Tape Measure (Fita Métrica)
A ferramenta Tape Measure (Fita Métrica), além de ela ser usada para medir a distancia entre dois pontos, pode ser usada para criar linhas guias, pontos de referência (também chamados de linhas guias e linhas de construção) e ajuste de escala, auxiliando assim na criação de objetos e facilitando a precisão de alinhamento.

Sempre que puder use as linhas guias. Com o tempo, você ira notar que elas apresentam diversos usos, além de perceber que é muito mais fácil de usar as inferências sobre uma linha guia do que no especo de trabalho.
Tecla de Atalho:
T

Teclas modificadoras:
Ctrl = Ativa/desativa a criação de uma linha de construção;
Shift = Fixa fita métrica à direção de inferência atualmente definida;
Setas = Fixa a linha em uma direção de inferência específica;


Ferramenta Dimension (Dimensão)
Embora o SketchUp não seja um programa especifico para a execução e a criação de projetos 2D ( – como os do tipo CAD), você também pode adicionar cotas e anotações (veremos mais abaixo) ao seu desenho.

Para adicionar cotas aos seus desenhos, clique nos dois pontos da dimensão que deseja cotar, e em seguida mova o cursor perpendicularmente à dimensão e clique para finalizar.

OBS: As configurações de estilo das dimensões e dos textos podem ser alteradas na caixa de diálogo Model Info (Informações do Modelo); Para isso vá ao menu Window > Model Info> Dimensions e Text


Ferramenta Protractor (Transferidor)
A ferramenta Protractor (Transferidor), permite medir ângulos e criar linhas de construção angulares.

Assim como a ferramenta Tape Measure (Fita Métrica), ela é muito fácil de usar. Experimente e você verá o que estou dizendo.

Teclas modificadoras:
Ctrl = Ativa/desativa a criação de uma linha de construção;
Shift = Fixa inferência;


Ferramenta Text (Texto)
Como falemos anteriormente, o SketchUp não é um software voltado a documentação executiva do projeto, apesar disso, ele contém algumas ferramentas que são voltadas para a adição de entidades de texto. Uma delas é a Ferramenta Text (Texto).

Você pode utilizar a Ferramenta Text para inserir anotações diretamente ao modelo. Isso permite uma interpretação mais simples e eficiente na comunicação visual de seu projeto a outros usuários.

OBS: As configurações de estilo das dimensões e dos textos podem ser alteradas na caixa de diálogo Model Info (Informações do Modelo); Para isso vá ao menu Window > Model Info> Dimensions e Text


Ferramenta Axes (Eixos)
Você pode utilizar a Ferramenta Axes (Eixos) para mover e (ou) reorientar os eixos do desenho. Particularmente não utilizo muito essa ferramenta, pois quando estou trabalhando com o Google SketchUp, já no inicio de um projeto, uso as próprias coordenadas determinada pelo programa:

Azul: Z
Verde: Y
Vermelho: X

Os eixos verde e vermelho estão alinhados com a linha do horizonte, e o azul é perpendicular (vertical). Claro que cada caso é um caso. Um exemplo de quando e como usar a Ferramenta Eixos, é quando importamos entidades de outros softwares 3D ou até mesmo componentes modelados por outros usuários.


Ferramenta 3D Text (Texto 3D)
A Ferramenta 3D Text (Texto 3D), assim como a Ferramenta de Texto, também é voltada para adição de entidades de texto. Porém o que difere as duas, é que essa cria entidades em três dimensões (3D) a partir de qualquer texto.





Bem é isso amigos. Estamos preparando mais postagens, e alguns tutoriais para o blog. Se você tiver alguma sugestão, dúvida, crítica, por favor, nos envie um e-mail ou uma mensagem clicando aqui.

As informações postadas neste post são uma amálgama de ter conhecido e compartilhado idéias com milhares de profissionais em todos os tipos de profissões.

Fonte:
Paulo W.
Denis M.
Google SketchUp
[...]

domingo, 5 de setembro de 2010

Google SketchUp 8

Como de costume, sempre nos surpreendendo, a Google lança sua nova versão de seu modelador 3D. O Google SketchUp 8.

O lançamento aconteceu no dia 1° em Colorado, EUA, em um evento que acontece anualmente, chamado de 3D Basecamp.

As duas versões (PRO e FREE) tiveram um upgrade. A principio as novidades e atualizações foram poucas e não tiveram uma grande aceitação pelos usuários do software.

Uma das grandes decepções dos usuários do Windows, é que ainda não foi lançado uma versão 64bits para o SketchUp, apenas em 32bits.

Navegando por alguns blogs, como o Boofreedlay, acredito que essa seja ainda uma versão “beta” do SU 8, já que a Google escolheu alguns participantes do 3D Basecamp 2010 para fazerem parte do Beta Team, ou seja, a fazer parte da Equipe Beta (usuários que testam as “coisas” até sair uma “coisa” final.

Outra evidencia que ainda possa a ter um novo update do SketchUp 8, é o link disponibilizado para que os usuários possam enviar idéias e duvidas sobre a nova versão. (O difícil é eles atenderem aos usuários).

Clique na imagem para ser redirecionado.
Send your questions & ideas to the Google SketchUp Team.














Downloads

Download SketchUp 8 PRO - Clique AquiSketchUp Pro 8 Download Aqui ou clique na imagem ao lado.







Download SketchUp 8 Free - Clique AquiSketchUp Free 8 Download Aqui ou clique na imagem ao lado.






Ao longo desses dias, iremos falar mais sobre essa versão do SketchUp, as ferramentas, o que mudou, enfim.. acompanhem o blog.


Se você tiver alguma sugestão, dúvida, crítica, por favor, nos envie um e-mail clicando aqui.

Por Paulo W.
[...]

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Toolbars - Camera

Nessa série de postagens, vamos falar sobre as Toolbars do Google SketchUp PRO e Free.

Nesse post, as ferramentas abordadas serão as da Barra de Ferramentas Câmera, que são aquelas usadas para manipular o seu ponto de vista do modelo.

As ferramentas podem ser ativadas diretamente no Menu Camera, porém para faciliar seu fluxo de trabalho, você pode usar as Toolbars (barra de ferramentas), que podem ser abilitadas no Menu View> Toolbars> Camera.

A idéia é apenas apresentar cada ferramenta, explicar resumidamente o que cada uma faz, teclas de atalhos, funções, parâmetros.. enfim.. vamos lá!

Ferramenta Orbit (Orbitar)
Use a Ferramenta Orbitar (Orbit) para girar a câmera ao redor do modelo.

A ferramenta permite girar em torno de uma orbita, tendo como centro o ponto de referência clicado na área de desenho.

Você pode ativar a ferramenta Orbitar tanto na barra de ferramentas de câmera como no menu Câmera.
Tecla de atalho: O

Ferramenta Pan (Panorâmica)

Use a ferramenta Panorâmica (Pan) para mover a câmera (seu campo de visão) verticalmente e horizontalmente.

A ferramenta move o ponto de vista ao longo do plano de visualização.

Você pode ativar a ferramenta Panorâmica tanto na barra de ferramentas de câmera como no menu Câmera.
Tecla de atalho: H

Ferramenta Zoom
Utilize a ferramenta Zoom para mover a câmera (seu campo de visão) para dentro ou para fora.

Para facilitar, use a roda de rolagem (Scroll) do seu mouse para aproximar ou afastar o ponto de vista do seu modelo.

Você pode ativar a ferramenta Zoom tanto na barra de ferramentas de câmera como no menu Câmera.
Tecla de atalho: Z

Ferramenta Zoom Window (Janela de Zoom)
Utilize a ferramenta Zoom Window para aproximar uma janela específica, feita a partir de um “clique, segure e arraste” na diagonal.

Para ativar a ferramenta Zoom Window, clicando tanto no ícone na barra de ferramentas de câmera como no menu Câmera.


Ferramenta Previous (Anterior)
Use a ferramenta Previous (Anterior) para retornar para a última visualização do seu modelo.

A opção Anterior pode ser usada após usar a ferramenta Orbitar, ferramenta Panorâmica, ferramenta Posicionar a câmera, ferramenta Girar ou qualquer uma das ferramentas Zoom.
Você pode ativar a opção Anterior tanto na barra de ferramentas de câmera como no menu Câmera.


Ferramenta Next (Próximo)

Use a ferramenta Next (Próximo) para avançar para a próxima visualização do seu modelo.

Você pode ativar a opção Próximo no menu Câmera ou na barra de ferramentas de câmera.




Ferramenta Zoom Extents (Modelo centralizado)
Utilize a Ferramenta Zoom Extents para aplicar zoom em sua exibição a uma distância que torne o modelo inteiramente visível e centralizado dentro da área de desenho.

Você pode ativar a ferramenta Modelo centralizado tanto na barra de ferramentas de câmera como no menu Câmera.

Tecla de atalho: Shift+Z



Isso é tudo por agora. Essas foram as ferramentas da Barra de Ferramentas Câmera. Em breve postaremos aqui mais sobre outras ferramentas, dicas e muitas novidades. Portanto.. fique de olho no blog!


Se você tiver alguma sugestão, dúvida, crítica, por favor, nos envie um e-mail clicando aqui.


Upgrade.
As informações postadas neste post são uma amálgama de ter conhecido e compartilhado idéias com milhares de profissionais em todos os tipos de profissões.

Fonte:
SketchUp.com
Daniel
[...]